VAMOS FALAR DA REDAÇÃO DO ENEM? Como não falar disso? Foi o papo do domingo e ainda rendeu o dia inteiro ontem. Muita gente reclamou da escolha do tema. Cá pra nós, sempre tem uma justificativa para uma redação ruim, né não? Os argumentos contra O tema da redação para o Enem no domingo foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Entre as reclamações estava a de que o exame deveria propor assuntos gerais e que surdez era específico demais. Seria melhor focar em deficiências generalizadas. Outro argumento foi de que os alunos de ensino médio não tinham a “obrigação” de saber tanto a respeito de propostas para solucionar um problema tão grave. Além do mais, talvez eles nem conhecessem um surdo sequer. Já que a porcentagem deles na população é considerada baixa. Mas e os surdos? Rapidamente, circulou nas redes sociais um vídeo gravado por Pâmela Matos, professora surda da Universidade Federal do Amapá (Unifap), relatando sua experiência, em contraponto a uma ex-professora sua que protestou, inclusive, tachando o tema de “golpe” (???). Pâmela também usou as interrogações. Ela lembrou a dificuldade dos surdos em sala de aula. Penso que a professora, talvez, não seja especialista. Mas, pelo relato, faltou-lhe sensibilidade e boa vontade. Será que, naquela sala de aula, Pâmela não mereceria esse esforço simplesmente porque fazia parte de um universo de somente 5% de pessoas? Vamos falar de quem se deu bem – sim, eles existem! A despeito das reclamações, o que não compreendo, temos diversos exemplos de pessoas que não foram contra, e até gostaram. Um candidato me falou que ficou surpreso, mas desenvolveu bem o tema. Tratava-se de um aluno que não pesquisou o assunto (visto seu espanto), mas era bom de interpretação de texto, elaboração de pensamento e desenvolvimento da escrita. Bingo! Meu amigo Ribamar Júnior, professor exemplar do Colégio Técnico de Floriano/UFPI, sempre leva seus alunos a debater temas atuais, relativos a muitos e a poucos, mas não menos importantes. Eles adoraram o tema. Cadê a surpresa então? Dica: leia tudo. Afinal, o site do MEC mostrou a importância do primeiro Enem com orientações em Libras. Palmas pro Ribamar. Chega de reclamação É bom parar de reclamar e evitar o ensino de fórmulas para um pré-texto nota 10. Trabalhe vários temas, gerando curiosidade, capacidade de pesquisa, espírito pensativo, produção de raciocínio e arranjo de ideias. Geralmente as reclamações são desculpas de quem já escreve mal. Afinal, quem não tem medo de redação escreveria, com sucesso e entusiasmo, sobre “Uma receita de miojo exemplar”.

Pelo link abaixo, você consegue baixar, gratuitamente, a página em PDF no site do Jornal de Brasília:
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