Segue para todos/as vocês o acesso ao artigo “‘O silêncio é uma prece’. O caso João de Deus: ressilenciamento e critério de autoridade”, que integra a publicação organizada pelo professor dr. RIBAMAR LOPES BATISTA JÚNIOR, intitulada Campos, práticas e protocolos de pesquisa em Análise de Discurso Crítica.
O texto busca analisar, por meio de avaliação de reportagens sobre as práticas do médium João de Deus e as polêmicas em torno das denúncias de suas práticas que surgiram por meio de mulheres que foram atendidas por ele. A pesquisa girou em torno do fenômeno do ressilênciamento, que aponta uma diferença significativa na prática da pessoa que passa pela experiência de voltar ao silênciamento após tentativa de superar essa característica.
Você encontra o artigo nas páginas de 92 a 121 e você pode acessá-lo extraído do livro por meio do link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1Q7Dqe3cAc42P3PScvnWfnOz7GIee-CNb/view?usp=sharing
Para quem tem interesse em adquirir a obra completa, afinal, ela também conta com outros textos que podem interessar, afinal contêm pesquisas muito significativas, é só acessar a ligação abaixo:
Referência bibliográfica:
XAVIER, Sandro. “O silêncio é uma prece”. O caso João de Deus: ressilenciamento e critério de autoridade”. In: BATISTA JÚNIOR, Ribamar Lopes (Org.). Campos, práticas e protocolos de pesquisa em Análise de Discurso Crítica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024. p. 92 a 121.
